Pages

Thursday, June 6, 2013

Aquele no qual falo um pouco sobre "A Filha da Floresta"


 A Filha da Floresta, da autora Julliet Marrilier é um dos livros que vai ficar para sempre marcado na minha memória. Um dos motivos é bem simples: eu comprei ele na primeira Bienal do Livro que visitei e ele me lembra como eu me senti no paraíso quando entrei no Anhembi. Os outros motivos são melhores explicados na resenha que eu escrevi ano passado e que estou postando novamente aqui (;

Sinopse: 

 Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da Natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que os transformou de bravos guerreiros em belos cisnes selvagens... 
 O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Os invasores da floresta, os salteadores de além-mar, os bretões e os vikings, estão todos decididos a destruir este lindo paraíso. Porém, o mais urgente para os guardiões de Sevenwaters é destruir o mal sombrio que se introduziu em seu domínio: Lady Oonagh, uma feiticeira, bela como o dia, mas com um coração negro como a noite. Landy Oonagh conquista Lorde Colum, mas não consegue encantar a prudente Sorcha e seus bravos irmãos. Frustrada por não conseguir destruir a família, ela aprisiona os jovens guerreiros com um feitiço que somente a força silenciosa de Sorcha pode quebrar. Se falhar, todos continuarão encantados e morrerão! Mas os seres da floresta veem Sorcha como sua filha e a colocam sob a guarda de um destemido guerreiro, porém o preço dessa proteção é abandonar a segurança de tudo o que conhecia para seguir até terras estrangeiras e hostis... Em pouco tempo, a jovem se vê dividida entre o seu dever, que significa a quebra da maldição que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.
 Seguindo a tendência atual de releitura de clássicos para o público juvenil e adulto, Filha da floresta é uma fantasia medieval baseada na obra germânica dos Irmãos Grimm, o conto Os seis cisnes, também conhecido como Os cisnes selvagens. Além dos clássicos elementos das fábulas (a madrasta perversa, eventos que causam transformação interior e grandes obstáculos a serem vencidos), o romance descreve uma história de coragem, nascida de perdas, e de vidas modificadas para sempre, além de apresentar dilemas humanos dentro de um contexto de fantasia, pois o objetivo dos contos é descrever experiências difíceis e mostrar o que há de melhor e de pior no ser humano e mostrar a recompensa merecida ao fim de sua narrativa.

 Resenha:

 Acho que de todos os livros que li esse ano, esse foi o que mais me tocou e transformou. É incrível esse poder que as palavras, quando juntas, tem de modificar um pouquinho o nosso eu depois que passam por nós, como cada vez que lemos um livro acrescentamos mais uma pequena pecinha nesse grande quebra-cabeça que é o nosso ser. Do momento que você começa a primeira linha até o ponto final, você já não é mais aquela mesma pessoa que era antes. É mais sábia, conhece outros pontos de vistas, acredita no impossível, descobre coisas que nunca tinha ouvido falar antes.
 A Filha da Floresta foi assim. É um conto de amor, de laço familiar, de ser forte mesmo quando tudo parece estar perdido. É um conto de esperança. É um conto de magia.
 Me fez chorar, me fez rir. Foi aquele livro que ficou comigo durante essa madrugada toda, e eu não consegui largá-lo por nada, mesmo sabendo que hoje teria prova de geografia e precisava ir bem.
 As paisagens, os personagens, as emoções, todos são descritos de uma forma tão real que você sente tudo, vê tudo. Você luta junto com Sorcha enquanto ela realiza sua missão. Sofre com ela enquanto ela perde seus irmãos, sua inocência, seus amigos e tudo que lhe é conhecido. E sente aquele tremendo orgulho quando ve que ela ultrapassa cada pedra no caminho e continua em frente.
 A relação entre ela e seus irmãos era simplesmente linda. Eles eram um só. Cada um com um dom, um destino, mas todos estavam lá um para o outro. A magia colocada no meio também só tornou tudo mais fantástico.
 Sim, tem romance e ele é doce, me deixando com um sorrisinho no rosto e olhos lacrimejados quando acabei. 
 Olhos lagrimejados porque, apesar do livro ter um final feliz, nem tudo deu certo. As coisas não funcionam assim. E eu amei mais ainda a história por ela ser realista nesse ponto.
 É uma história que sei que vai ficar para sempre na minha mente e meu coração, que me fará refletir muito e também me ensinou muito.
 Além disso também fala muito sobre a cultura,mitologia irlandesa e o feudo deles com os bretões.
 A tradução estava muito boa, não teve nada que me incomodou e realmente não vou me importar de ler o resto da trilogia em português.

Recomendo muito a leitura (:

2 comments:

  1. oi Giu, tudo bem? Eu também adorei esse livro, realmente toca o coração, fiquei muito emocionada com o amor fraternal.
    Dá uma olhadinha no meu blog se puder na coluna imaginando que fiz sobre os personagens.
    http://bisbiblogando.blogspot.com.br/2013/05/estreia-imaginando-1.html

    Bjinho (to te seguindo e obrigada por seguir meu blog)
    Luh
    bisbiblogando.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Yeeey, vou dar uma olhadinha sim!
    Você já leu a continuação?
    Obrigada por seguir de volta flor *-*
    Beijoos

    ReplyDelete